Superior tecnicamente, o Flamengo, contando com grande apoio popular no Ceará, não demorou para impor a melhor qualidade na noite desta quarta-feira, 16/03. Aos 20min, Ronaldinho encontrou Thiago Neves na linha de fundo. Com ótima visão de jogo, o camisa 7 encontrou Renato Abreu na entrada da área. O meio-campista canhoto, por sua vez, soltou a bomba de direita e abriu o marcador no Castelão.
Atuando fora de casa e tendo o controle do ritmo de partida, o Flamengo pouco forçou e chegou ao segundo gol naturalmente, no segundo tempo. Aos 14min, Ronaldinho levantou para Thiago Neves, que pegou mal no voleio e deixou a bola na cabeça de Wanderley. Oportunista, o centroavante escorou firme para assegurar a classificação flamenguista, que seria ainda completada por Diego Maurício, na parte final do encontro.
Sem ter a preocupação do jogo de volta na Copa do Brasil, o Flamengo volta a campo no domingo, pela quarta rodada da Taça Rio, o equivalente ao segundo turno do Campeonato Carioca. No Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o clube rubro-negro encara a Cabofriense, a partir das 16h (de Brasília).
O jogo
O Fortaleza começou a partida criando uma boa oportunidade logo com 2min. Bismarck arriscou da entrada da área e obrigou Felipe a voar e espalmar para escanteio. No entanto, a resposta do Flamengo veio no minuto seguinte. Em um contra-ataque rápido, a bola chegou a Thiago Neves, que finalizou, mas sem força. Fabiano fez fácil defesa.
Empurrado pela torcida, o Fortaleza tentava impor as ações da partida, mas o Flamengo foi quem teve a chance de abrir o placar, aos 6min. Ronaldinho cobrou falta ensaiada para David Braz. O zagueiro apareceu sozinho no bico da pequena área, mas chutou por cima do gol de Fabiano.
Os donos da casa não diminuiram o ritmo e responderam 2min depois, quando Reginaldo Júnior recebeu dentro da área, mas finalizou errado.
Aos poucos, o Flamengo foi dominando o jogo e não demorou muito para abrir o placar no Castelão. Thiago Neves foi lançado na área e rolou atrás para Renato Abreu. O meia acertou belo chute no ângulo de Fabiano, que só olhou a bola indo para a rede do Fortaleza.
O gol mexeu com o Fortaleza por alguns minutos, mas não demorou para que os donos da casa voltassem sua ações para o ataque. Aos 27min, Luciano Henrique foi lançado e, mesmo marcado por Willians, conseguiu finalizar. O goleiro Felipe não quis inventar e colocou a bola para escanteio.
O segundo tempo começou de maneira alucinante. Logo na saída de bola, o Flamengo tentou surpreender e o meia Renato Abreu arriscou de fora da área. A bola pssou perto, a esquerda de Fabiano. O Fortaleza respondeu com Bismarck, mas o meia finalizou para fora.
Após os lances, o Fortaleza conseguia chegar ao ataque com mais facilidade que o Flamengo. Entretanto, os donos da casa não passavam pela forte marcação na entrada da área rubro-negra e arriscava os chutes de fora.
Já que o Fortaleza não ameaçava, o Flamengo foi quem marcou. Aos 15min, Ronaldinho cruzou para Thiago Neves no meio da área. O meia tentou de voleio, mas a bola pegou errado e sobrou para Wanderley, sozinho, cabecear para a rede de Fabiano.
Depois do gol, o Flamengo manteve a forte marcação no seu campo defensivo e passou a manter a posse de bola no ataque. O Fortaleza, por outro lado, parecia ter sentido o segundo gol e assistiu de forma passiva o clube visitante jogar.
Nos minutos finais, o Fortaleza aproveitou que o Flamengo relaxou em campo e buscou o gol que impediria a eliminação do Copa do Brasil. No entanto, quem marcou o terceiro foi o time rubro-negro, com Diego Maurício, que recebeu lançamento de Ronaldinho e finalizou no canto de Fabiano para dar números finais ao jogo.
Fonte: Portal Terra, Kelly Fernanda .